quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Choy Lay Fut Kung Fu

Introdução

O Choy Lay Fut Kung Fu ( 蔡莱佛功夫 ) é uma arte marcial que tem uma história de mais de cem anos. Sua teoria, métodos de prática, outros aspectos de combate são completos, limpos e práticos, sendo muito popular no China [1].




A história do surgimento deste estilo é muita rica. Iniciada com o um jovem amante das artes marciais chamado Chang-Heng ( 陈亨) após obter ensinamentos de seus mestres: Choy-Fok ( 蔡福 ), Lay Yau-Shan ( 莱攸山 ) e "Monge Grama Verde" ( 草青和尚 ) [1].

Com a união de toda sua experiência e aprendizado, Chang-Hang batizou este novo estilo de Kung homenageando seus mestres: Choy (), Lay () e Fut (). Fut significa Buddha, devido a devoção do mestre "Monge Grama Verde" [1]. 

Uma descrição completa de história e algumas curiosidades podem ser conferidas diretamente no site do Centro de Treinamento de Kung Fu Shaolin.


A metodologia de ensino aplicada neste estilo de Kung Fu permite ao aprediz, de forma gradativa, uma absorção de todas as técnicas, assim como o condicionamento físico necessário. A evolução pode ser vista e comparada pelo próprio aluno, o que torna as aulas empolgantes e o aprendizado leve, permitindo ser praticado por crianças, jovens e adultos (de todas as idades! Salvo casos de problemas de saúde crônicos.)


Mandamentos

Algo muito interessante sobre o Choy Lay Fut são os seus mandamentos. São regras que norteiam os aprendizes, permeando o ambiente de treino com respeito, determinação e fraternidade:

    1. Os praticantes de Choy Lay Fut treinam com a finalidade de desenvolver uma base forte e saudável para seus corpos. Portanto o praticante deve continuar treinando e nunca desviar de seu caminho.
    2. Assim como nos ensinamentos Budistas, com o alto nível de habilidade obtido no Kung Fu é necessário um coração bondoso, gentil e paciente, pois também se desenvolverá a habilidade para cometer injustiça ou ferir. Você nunca deve usar outros para defender-se. Cometendo injustiça com o único propósito de ferir outras pessoas, você estará indo contra as regras e regulamentos da sociedade e governo.
    3. Respeite e obedeça a todos os praticantes anteriores de Choy Lay Fut, pois estes são seus superiores, isto se refletirá em sua educação e seu bom coração.
    4. Todos os seus colegas de classe são seus irmãos no Choy Lay Fut e pertencem à mesma geração. Aja com todos de maneira gentil, bondosa e confiável. Respeite a cada um através da confiança, amizade e honestidade. Não intimide irmãos mais fracos de maneira alguma.
    5. Irmãos no Choy Lay Fut não estão permitidos a lutar entre si. Para distinguir um praticante de Choy Lay Fut, é usado o movimento da garra de tigre.
    6. Não beba álcool e não coma carne em excesso. Álcool e carne em excesso farão com que você fique desorientado. Fazendo sua mente e seu espírito se tornarem confusos como resultado, acidentes podem acontecer que poderão causar danos ao seu corpo.
    7. Alunos não estão permitidos a ensinar pessoas de fora da escola, pois isso pode atrair problemas a você e aos outros. A exceção é se você considera essa pessoa de coração bondoso e gentil, então você poderá ensiná-la e passar seu conhecimento.
    8. Nunca use suas habilidades de maneira errada em outras pessoas acreditando que você é melhor do que os outros, pois isso só causará problemas. Não lute ou intimide outros apenas para mostrar que é melhor.
    9. Quando usando o Kung Fu que você aprendeu, você deve pensar em como se manter humilde e não ter orgulho do seu sucesso, nunca se colocando a frente dos outros. Se você usar seu conhecimento de maneira errada para ganhar dinheiro, então você estará no Choy Lay Fut como um traidor dos desejos dos fundadores e trará abaixo o nome da família.
    10. Se você não pode agir sob essas regras então deve partir, ou se quebrar ou se opor às regras, o Mestre deverá expulsá-lo da escola.

    As graduações 

    As graduações do Choy Lay Fut são divididas, basicamente, em dez fases. Após a décima fase, a graduação de faixa preta passa a ser por grau.

    1ª- Branca
    2ª- Amarela
    3ª- Laranja
    4ª- Verde Jade
    5ª- Verde
    6ª- Roxa
    7ª- Azul
    8ª- Vermelha
    9ª- Marrom
    10ª- Preta



    Referências
    1. Sifu Lee Koon-Hung. Choy Lay Fut Kung Fu - The Dynamic Art Of Fighting. Lee Koon-Hung Publishing Company. Hong Kong. 1994; 3º Edição.
    2. Centro de Treinamento Kung Fu Shaolin: http://www.centrodetreinamentokungfu.com.br/

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário