quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Ocultação de Júpiter pela Lua - 25/12/2012

Dia de Natal. E após uma dia quente com uma forte chuva de verão em São José dos Campos - SP, aproveitei a belíssima noite que se abriu para contemplar a Ocultação de Júpiter pela Lua.

Esquema pré-ocultação




O equipamento utilizado para a observação foi um Telescópio 76mm Toya Polaris RFL7-76AZ2 e as fotografias foram feitas com uma Sony Cybershot DSC-W30.

As observações foram realizadas no Bairro Sta. Inês em São José dos Campos - SP, das 20:10h às 20:50h. Após esse horário as nuvens voltaram a tomar conta de boa parte do céu, impedindo a continuação dos trabalhos (sem contar o ataque de mosquitos!).

Enfim, ter a oportunidade de poder acompanhar um fenômeno desses, ao vivo, é um belo presente de natal! Só para registrar: Só as regiões mais ao sul do planeta conseguiram ver esse fenômeno, tais como o sul da África e nós aqui da América da Sul.

As imagens a seguir tentam mostrar um pouco (de forma muito humilde e amadora) deste belo momento da natureza.

Este trabalho me serviu de lição, dentre aspectos técnicos e filosóficos, que existe um aspecto técnico importante que vale a pena ser investido se você quer fazer astrofotografias com o mínimo de qualidade: ter um suporte para acoplar a câmera ao telescópio! Já estou providenciando o mesmo!















 

  
REFERENCIAS
1. Imagem do post: Stellarium.

3 comentários:

  1. Show Helder ficou bem bacana as fotos, eu tirei algumas tbn depois lhe mando para vc dar uma olhada.

    ResponderExcluir
  2. Muito legais as fotos, deve ter sido emocionante... Parabéns.
    Djair

    http://prajalpa.blogspot.com

    ResponderExcluir