domingo, 2 de setembro de 2012

Estudando o céu

Eu sou do tempo (embora não seja tão velho assim), que ainda podíamos olhar para o céu noturno de São Paulo e contemplar um bocado de estrelas.


Infelizmente, graças a um rápido crescimento da cidade, hoje é possível ver, na melhor das hipóteses, meia dúzia de estrelas...

Como cresci numa família que gosta de viajar muito, sempre pude contemplar o céu e estudar um pouco de astronomia (bem amadoramente), sem nunca perder o interesse.

Isso me faz pensar na quantidade de pessoas que cresceram e crescem em grandes metrópoles conhecendo pouco (ou nada) sobre astronomia. Quanto muito, sabem do Sol e algumas vezes se lembram da Lua.

Tantas pessoas sem saber contemplar o céu... sem se interessar pelas fantásticas histórias mitológicas desenhadas nas estrelas... sem saber o que é ficar abraçado com quem gosta vislumbrando o firmamento... sem saber como os astros influenciam na vida

Mas hoje temos ferramentas interessantíssimas que pode ajudar a mudar esse quadro, só depende de nosso próprio interesse!

Que tal ter seu próprio planetário em sua casa?

A alguns anos atrás, estudar um pouco sobre astronomia não era uma tarefa das mais fáceis. Haviam pouquíssimos e feitos software que mostravam, de uma maneira bem limitada, os astros e estrelas. Idas e pesquisas em bibliotecas eram constantes para complementar as informações. 

Mas os tempos mudaram, as tecnologias melhoram e tudo ficou mais fácil e mais divertido ainda!

Vou ilustrar aqui algumas ferramentas que uso para realizar consultas, pesquisas e preparar alguma observação em campo para aproveitar as viagens que faço quando vou ao interior ou ao litoral.

Ferramentas Desktop


No computador Desktop ou Notebook, gosto de utilizar o programa Stellarium. Ele é de fácil navegação, muito realista e tem uma base de dados gigantesca! Praticamente todo o ponto brilhante na tela, se você clicar sobre ele, tem alguma informação. Para fazer o download da versão para Windows, clique aqui!

O Stellarium é útil analisar a posição atual dos objetos (estrelas, planetas, galáxias, etc...), suas evoluções no céu em tempo real ou em uma data e hora específica. 

Na imagem a seguir, é possível simular as condições de sensibilidade do céu. Para quem está acostumado com o céu de São Paulo (SP), e a poção mais à esquerda (9). A porção da imagem mais à direita (1 e a 3) é algo muito parecido com o que pode ser observado nas cidades mais afastadas de grandes centros e/ou com altas altitudes (como Campos de Jordão, cidades do sul-mineiras, ilhas, etc...)

Onde saber mais sobre o objeto que estou observando?


Como ferramenta complementar de suporte a maiores informações, uso o Google Sky. Como é uma ferramenta on-line, a quantidade de informação a respeito do objeto é bastante diversificada. Para fazer trabalhos escolares é uma beleza!

Para localizar o objeto que você observou no Stellarium no Google Sky, basta procura-lo pelo nome ou pela localização (horário e angulação).

Tá bom, estou aprendendo bastante dentro do meu quarto, mas e em campo?


Em campo, podemos fazer uma observação a olho nu, ou com equipamentos óticos. Não importa como você vai realizar sua observação, e sim para onde você vai fazer a observação.

Para estes casos, gosto de utilizar os aplicativos para Android (celular ou tablet) App Google Sky Maps.

No Google Sky Maps, localizo os objetos pelo nome ou localização e ele aponta para onde está posicionado o objeto naquele momento!

Daí é só curtir!

E o que eu ganho com isso?


A princípio nada... Mas você pode ganhar algumas coisas interessantes:

  1. Aproveita para aprender mais sobre o mundo, história e conceitos científicos. Saber nunca é demais.
  2. Independente se sua religião, aprenda a contemplar a natureza... o Universo! 
  3. Aproveite para estar com quem você gosta. Abraçadinho e com uma garrafa de vinho é mais gostoso!
  4. Chame as crianças! Mostre o céu para elas, conte uma história. Elas vão te agradecer por toda a vida.


Planetários

Planetário da Cidade do Rio de Janeiro

Por que é imperdível: um dos mais modernos do Brasil, o planetário é bastante espaçoso (tem capacidade para 260 pessoas) e abriga um observatório e um museu interativo com exposições temporárias e uma permanente. Nas tardes de 18 a 22 de Julho há uma colônia de férias para crianças entre 7 e 9 anos, "Brincando e aprendendo sobre astronomia", com várias brincadeiras e atividades relacionadas ao tema. 

Como aproveitar com seu filho: Visite o museu antes e vá ao observatório depois da sessão. As exposições ajudam a criar curiosidade e expectativa na criança, enquanto observar as estrelas dá uma sensação de se "ver na prática" o que é simulado no planetário. 

Onde fica: Av. Padre Leonel Franca, 240, Gávea, Rio de Janeiro - RJ, telefone: (21) 2274-0046 

Mais informações aqui.

Planetário Rubens de Azevedo
Por que é imperdível: o planetário faz parte do maior complexo de arte e cultura do Ceará, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Lá é possível ir ao cinema, ao teatro, ao Museu de Arte Contemporânea e fazer uma visita ao Memorial da Cultura Cearense - além de aprender sobre o sistema solar e o Universo. O Rubens de Azevedo também oferece observações astronômicas nas noites de lua crescente (a "Noite das Estrelas"), oficinas e cursos de introdução à astronomia. 

Como aproveitar com o seu filho: participe das observações do céu e estimule seu filho a participar das oficinas de montagem de telescópios e foguetes. É uma boa forma de fazer aflorar a criatividade e o raciocínio lógico na criança. 

Onde fica: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema, Fortaleza - CE, telefone: (85) 3488-8639 

Mais informações aqui.

Planetário Prof. Aristóteles Orsini
Por que é imperdível: o planetário funciona em conjunto com a Escola Municipal de Astrofísica, que tem uma programação especial para comemorar seu cinqüentenário este ano (e também os 50 anos da viagem de Yuri Gagarin, que foi o primeiro cosmonauta a dar a volta ao mundo a bordo de uma espaçonave). Lá também há um observatório e um hall de exposições com acervo de instrumentos antigos, que é permanente. 

Como aproveitar com o seu filho: todos os sábados há na Escola de Astrofísica o "Família do Universo", que é um conjunto de atividades para crianças e adultos, logo após a sessão infantil. É uma boa oportunidade de envolver toda a família e entender mais sobre a escala de distância do sistema solar, galáxias, relógios de Sol e outros temas. 

Onde fica: Parque Ibirapuera, Av. Pedro Alvares Cabral - Portão 10, São Paulo - SP, telefone: (11) 5575-5206 

Mais informações aqui.

Planetário Belo Horizonte
Por que é imperdível: está no último andar de um prédio onde funciona um museu altamente interativo e bastante divertido. Lá, é possível andarilhar pela história do Homem desde suas origens, repensar sua relação com o mundo e o meio ambiente que o cerca e se maravilhar com o futuro através das sessões no planetário. Também há um telescópio recentemente aberto ao público e programações especiais periódicas para toda a família. 

Como aproveitar com o seu filho: Depois da sessão no planetário, visite cada um dos andares do museu para fazer uma "viagem no tempo". Outra opção é fazer uma "viagem ao futuro" fazendo o percurso contrário. 

Onde fica: Espaço TIM UFMG do Conhecimento, Praça da Liberdade, s/n°, Belo Horizonte - MG, telefone: (31) 3409-8350 

Mais informações aqui.


Planetário Sebastião José Gama
Por que é imperdível: além das sessões, as crianças podem aproveitar outras instalações no Sodré da Gama: o espaço Arte e Contemporaneidade - onde são realizadas atividades que envolvem artes plásticas, dança, teatro, música e jogos sobre astronomia e educação ambiental -, o espaço Universo e Cidadania, dedicado a oficinas e outras atividades lúdicas; dois laboratórios (um para estudos de astronomia e outro para estudar a conservação de energia elétrica) e uma brinquedoteca. 

Como aproveitar com o seu filho: visite a biblioteca antes das sessões, para estimular a criança a pensar sobre astronomia e aumentar a curiosidade dela sobre o assunto. O acervo do local tem cerca de três mil exemplares de obras sobre astronomia, educação e meio ambiente. Outra boa ideia é ir às exposições e observações do céu promovidas pelo planetário. 

Onde fica: Universidade Estadual do Pará - UEPA, Rod. Augusto Montenegro, km 3 - Nova Marambaia, Belém - PA, telefones: (91) 3232-1177 e 3232-1144 e 3232-1055 

Mais informações aqui.


Planetário de Brotas
Por que é imperdível: o planetário faz parte da Fundação CEU, que, além de astronomia e astronáutica, se dedica a divulgar conhecimento nas áreas de geologia, paleontologia e meio ambiente. O Centro oferece uma gama bastante variada de atividades, que vão desde sessões multimídia no anfiteatro a oficinas de produção de mini-foguetes (inclusive com lançamentos a partir da base construída especialmente para este fim), passando por observações do céu e visitas a uma réplica do Stonehenge, entre outras atividades. 

Como aproveitar com o seu filho: as oficinas oferecidas pelo CEU são uma ótima oportunidade para se fixar e expandir o conhecimento adquirido nas sessões. Por causa de sua interdisciplinaridade, são também uma forma de estimular a curiosidade e introduzir os outros temas abordados no Centro. 

Onde fica: Centro de Estudos do Universo - CEU, Rua Emilio Dalla Déa s/nº - Campos Elíseos, Brotas - SP, Telefones: (14) 3653-4466 e (11) 3812-2112 

Mais informações aqui.


Planetário Espaço Ciência
Por que é imperdível: outro ambiente bastante multidisciplinar, o Espaço Ciência é possivelmente o maior museu a céu aberto do país, com oficinas ligadas à Astronomia e diversas áreas do conhecimento. Durante o mês de Julho o Espaço oferece vários cursos direcionados a professores e alunos de Ensino Fundamental e Médio, além de exposições e outras atividades para crianças e adultos. 

Como aproveitar com o seu filho: leve-o a participar das oficinas relacionadas à Física, Química e Astronomia e estimule-o a transitar pelas outras atividades oferecidas pelo Espaço. É uma boa forma de fazê-lo relacionar o que viu no planetário com outras áreas do conhecimento. 

Onde fica: Complexo de Salgadinho, Parque Memorial Arcoverde Olinda - PE, telefones: (81) 3183-5531 e (81) 3183-5524 

Mais informações aqui.

Tenho certeza que serão experiências interessantes!

REFERENCIAS
1. Imagem do post: FreeDigitalPhotos.net e Stellarium.

Um comentário:

  1. Com certeza, fui a um tempo no planetário e vi uma simulação de São Paulo na década de 20, sem esta poluição luminosa que tanto atrapalha nossa contemplação do nosso maravilhoso universo, é uma sensação única para quem é apaixonado pelas estrelas pode ter certeza é emoção garantida.
    Eu por sorte tenho a possibilidade de viajar para a casa de parentes no interior de são Paulo, e pode ter certeza a impressão que nos temos é que lá o céu é outro, não preciso de bussola nem GPS para fazer uma montagem equatorial, é só se guiar pelo atlas celeste muito bem definido e visível. Por isso que quando acaba a energia sou um dos poucos que fica feliz e a primeira coisa que eu faço é correr olhar para o céu hehe.

    Hoje contamos com uma grande ajuda com certeza, existem lentes retira boa parte desta luz excessiva e como nosso amigo mencionou os softwares como o Stellarium e o Google Sky ajuda e muito a observação amadora, por exemplo, com um tablet na Mao com o Google Sky você consegue navegar pelo universo inteiro sem precisar de nada é espetacular para nossas crianças se apaixonar e começar a olhar mais para o céu. Depois um simples binóculo já é o suficiente para começar a desbravar nosso universo.

    Só para mostrar que a astronomia amadora não precisa de muita coisa para se desfrutar dela um dos planetas mais lindos “Saturno”, ele se vê a olho nu e com um binóculo já se consegue ver que sua rotação é diferenciada das estrelas, fantástico . . .

    Abraço meu amigo.

    ResponderExcluir