Não tem como falar sobre organização sem falar em O&M (Organização e métodos). O&M É uma atividade administrativa voltada para a obtenção da melhor produtividade possível através de técnicas científicas que envolvem os aspectos comportamentais e instrumentais, interagindo com o ambiente (o ambiente pode ser uma empresa, sua casa, sua mesa, sua mente...). Portanto, a estrutura organizacional que interage com o ambiente é um conjunto ordenado de responsabilidades, autoridades, comunicações e decisões.
Para que tal interação seja possível, torna-se necessário a criação de sistemas. Um sistema é um conjunto de atividades interligadas de forma que todas estejam em uma relação direta, de maneira a possibilitar que determinados objetivos sejam alcançados.
Por sua vez, um sistema deve possuir métodos que o padronizem, ou seja, definir um caminho ordenado e
sistemático para se chegar a um fim!
Resumindo, definir uma organização é definir (ou criar) uma metodologia.
Fica aqui uma curiosidade: A palavra METODOLOGIA origina-se do grego, onde:
- META significa através, por meio. Ideia de amplitude;
- HODOS: significa caminho;
- LOGIA: significa estudo;
Por esse motivo, metodologia é a principal ferramenta da Ciência. Só para relembrar: a definição formal de ciência é "ramo de conhecimento sistematizado como campo de estudo ou observação e classificação dos fatos atinentes a um determinado grupo de fenômenos e formulação das leis gerais que os regem".
Bom, nosso foco aqui não é empresarial nem acadêmico. Nosso foco é o indivíduo. Então vamos inferir os conceitos acima na organização pessoal.
Organização tem origem no grego: Organon - que significa ferramenta, instrumento - Aliás, Organon é um conjunto de obras literárias do antigo filósofo Aristóteles.
Se organização é uma ferramenta, então para se fazer uso de ferramentas são necessários conhecimento, treinamento e experiência sobre a ferramenta.
Lembre-se que uma ferramenta, por definição, deve ser algo útil, que tem o objetivo de potencializar nosso trabalho (como uma alavanca, por exemplo).
O grande desafio do dia-a-dia é criar/usar ferramentas que nos ajude a organizar nossas tarefas de maneira simples, fácil e adaptativa às nossas necessidades.
Não precisamos reinventar a roda, basta adaptarmos o uso à nossa necessidade. Algum exemplos de ferramentas organizacionais conhecidos:
- Agendas;
- Caderno de anotações (lista de tarefas);
- Diretórios (gavetas, pastas, armários, desde que estejam devidamente identificados);
- Mapas Mentais;
- Identificações visuais(LEAN, 5S)
Não importa de a ferramenta é virtual ou real. O importante é nos organizar para gerarmos economia de tempo e com isso potencializar nossa capacidade gerir melhor nossas tarefas, sejam elas tarefas de trabalho ou lazer.
Para finalizar, vamos deixar claro uma coisa: colocar uma metodologia em prática não é uma das tarefas mas fáceis do mundo. Se faz necessário paciência e força de vontade, pois iremos tratar com o ser humano (seja você, sua família ou sua equipe) e isso implica em mudanças de paradigmas, pensamentos e egos.
REFERÊNCIAS:
1. Apostila de Administração - Organização, Sistemas e Métodos - Prof. Adm. Livaldo dos Santos.
2. Organon - Aristóteles. Editora Edipro. 2009. ISBN 8572836438.
3. Moderno Dicionário da Língua Portuguesa. Editora Moderna. ISBN 85-06-02759-4
4. Oficina do Empreendedor Sextante. ISBN 9788575424032
5. Imagem do post: FreeDigitalPhotos.net
2. Organon - Aristóteles. Editora Edipro. 2009. ISBN 8572836438.
3. Moderno Dicionário da Língua Portuguesa. Editora Moderna. ISBN 85-06-02759-4
4. Oficina do Empreendedor Sextante. ISBN 9788575424032
5. Imagem do post: FreeDigitalPhotos.net
Nenhum comentário:
Postar um comentário