segunda-feira, 14 de maio de 2012

O Templo de Salomão


Escolhi este tema por me deixar curioso essa história de construção de réplica de templos e novelas na televisão sobre o tema (tudo bem que o dirigente da Igreja que está montando a réplica e da TV que está passando a novela é o mesmo...). Enfim... vamos ao que interessa
Construído em Jerusalém a 480 A. C., durante o quarto ano do reinado de Salomão, filho de Davi, o templo de Salomão (conhecido também como A Casa de Deus) teve como objetivo abrigar a Arca da Aliança e se tornar um templo de adoração e respeito a Deus, visto que o templo foi construído por ordem Dele diretamente a Davi.
   Dotado de grande sabedoria (por benção de Deus, conforme prometera Ele a Davi) coube à Salomão a incumbência de iniciar a construção do templo, aproveitando a época de paz que se encontravam os reinos vizinhos nesta época.
   Utilizando-se da aliança e amizade com Hiran, rei de Tiro, (conquistada através de anos de diplomacia e sabedoria) Salomão iniciou a construção com sua ajuda e parceria mútua. Enquanto Salomão fornecia insumos alimentícios proveniente de seu reino, Hiran fornecia mão de obra especializada e alguns insumos para construção do templo.
   Para a época, o templo foi uma grande obra de engenharia e arquitetura. Suas dimensões foram mensuradas em côvados. Côvado é uma antiga unidade de medida cuja medida compreendia a distância da ponta do dedo indicador até o cotovelo. Por motivos didáticos e para ilustrar melhor as proporções da construção, adotaremos aqui a proporção de um côvado para 45 cm, medida esta estimada pelo matemático russo Yakov Perelman (1882-1942).
   O templo possuía a forma de um quadrilongo de aproximadamente 365 m2. Sua construção era composta basicamente de blocos pedras, madeira e ouro e cobre em seus adornos.
   A importância da construção deste templo é refletida nas referências ao Templo de Salomão visto em templos religiosos (geralmente cristãos) até os dias de hoje.
   Resumidamente, esta construção é uma alegoria que demonstra claramente os princípios de retidão, amplitude e discernimento: retidão pelo comprimento da palavra em construir o templo; amplitude por usar e respeitar seus laços de aliança e amizade, envolvendo-os no processo; discernimento por saber que esta não era uma obra para seu reino e sim para toda humanidade; 

REFERENCIAS

1. A Bíblia Sagrada Cristã.
2. Álgebra Recreativa - Yakov Perelman.

Nenhum comentário:

Postar um comentário