terça-feira, 15 de maio de 2012

O Ideal de cidadão na Apologia de Sócrates


Nada melhor do que estudar filosofia. E nada melhor que começar pelo grande filósofo Sócrates... 
Filosofia é um exercício mental que nos leva a reflexões e a um crescimento humano indescritível.
Tento aqui demonstrar, de forma sintetizada, um pouco que aprendi estudando os ensinamentos de Sócrates e que tento por em prática no meu dia-a-dia.


Sócrates: filosofo; idealista; humano. Sua vida e seus estudos refletem um ser humano como poucos existiram. Um homem que dedicou a sua vida para viver como um verdadeiro ser humano, pagando com sua vida este maravilhoso ideal.
Sócrates nos deixa, como exemplo a ser seguido, lições de compaixão, tolerância e ética; sua sapiência no trato humano; seu cuidado e preocupação em ensinar; e sua retidão lógica perante os feitos ação/reação.
Como cidadão, Sócrates nos ensina como ser patriota e leal com nossa pátria, seguindo e respeitando as leis do Estado. Porém, nos lembra de que, como cidadãos, somos guardiães de nossa pátria e, se for preciso, contra as leis devemos agir. Não como foras da lei ou bandidos, causando mal ao próximo, mas como uma luz que tenta mostrar aos demais cidadãos e ao Estado falhas em vossas leis, a fim de corrigir injustiças.
Como mentor, professor e mestre nos deixa a herança a crença da evolução. Ensinando não somente para corrigir, mas para evitar erros. Nos deixa a retórica, como ferramenta de autodesenvolvimento.
Como homem, nos deixa a fé. A fé em acreditar em um ser superior que nos guia. A fé em acreditar em seus ideais. A fé em manter-se coerente em nossas decisões. A fé na simplicidade, abrindo mão das riquezas materiais em busca da riqueza espiritual.


Deixo aqui uma referência muito interessante sobre o filósofo. Um antigo filme que conta um pouco sobre sua vida, baseado no livro de Platão Apologia de Sócrates.




Nenhum comentário:

Postar um comentário