segunda-feira, 21 de maio de 2012

Vivendo em grupo: Uma introdução filosófica

Viver por si só já não é uma tarefa das mais simples, ainda mais se você deseja viver de maneira justa e perfeita. Juntando a isso o fator de vivência em grupo, característica esta inerente ao ser humano, viver se torna uma tarefa sublimemente difícil.


Vivendo em grupo: Uma introdução filosófica


Espirito de equipe, discernimento, tolerância e solidariedade, são características essenciais para que o viver, conforme citado anteriormente, possa ocorrer.


Estudando tais características, de forma resumida, temos: 

  • O espírito de equipe que consiste da capacidade do indivíduo em viver em grupo, com discernimento, tolerância e ajudando ao próximo, beneficiando o bem estar do grupo.


  • O discernimento nos capacita a diferenciar, basicamente, o certo do errado. Consiste em nosso julgamento ético. É o fator que define nossas ações.


  • A tolerância nos remete a reflexão do comportamento alheio. Faz-nos ver o mundo como o próximo também o vê e nos devolve uma reflexão introspectiva de nosso próprio comportamento. Com isso podemos confrontar as ideias e verificar se há ou não convergência das mesmas.


  • A solidariedade nos faz cuidar do próximo. Lembrando que o cuidar é um termo muito abrangente neste contexto, mas, resumidamente, são ações que podem ir deste uma palavra confortante e ir até uma ação disciplinar (tais como uma bronca, chamada de atenção, sanções, etc...).

Portanto, pode-se definir que para viver em grupo, de maneira justa e perfeita, a necessidade de se trabalhar em equipe não é um caminho, mas sim um fim. O caminho encontra-se no equilíbrio dinâmico entre discernimento, tolerância e solidariedade.


REFERENCIAS
1. Imagens do artigo: FreeDigitalPhotos.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário